Homossexualidade na Espanha


Actualmente, a Espanha é um dos países do mundo que permitem o casamento entre pessoas do mesmo sexo e tem uma das legislações mais progressistas sobre temas que afectam a comunidade LGBT, como a adopção ou a alteração de sexo legal, sem necessidade de operações de reassignação. A cultura LGBT espanhola atravessou fronteiras com filmes de realizadores como Pedro Almodóvar e acontecimentos como o Europride 2007 celebrado em Madrid. A aceitação da homossexualidade chegou até algumas partes da sociedade em que anteriormente era negada: o Exército Espanhol, a Guardia Civil, a magistratura, o sacerdócio, se bem que noutros sectores, como o futebol, continua a reinar a rejeição.


gay marriage in Spain


Aqui, o casamento gay é legal desde 2005. Claro que quando o direito a esse tipo de união foi reconhecido houve protestos e blá blá blá, e por esse motivo a Lei do Matrimônio Homossexual (esse é o nome oficial) ainda espera o pronunciamento do Tribunal Superior.


A lei claro gerou polêmica: a Igreja Católica e grupos conservadores a reprovaram diretamente. Mesmo assim, 66% da população apoiam o casamento gay na Espanha e outros 65% era a favor de que casais homossexuais pudessem adotar.

Segundo dados do último censo do Instituto Nacional de Estatísticas – INE, cerca de 4.500 casais do mesmo sexo se casaram durante o 1º ano de vigência da lei do casamento gay na Espanha e 2010 foram 20 mil casamentos homossexuais realizados na Espanha.

charles90
jman116
Michael007
ryan_2004
rick2011
frankgu1988
jay90
ralph4one
slickpickle